Como se dá a comunicação na Educação a Distância?
tvdigital

Modalidades da Comunicação nas EaDs

A partir do tipo de comunicação e suporte tecnológico podemos classificar as formas de interação que ocorrem no sistema de Ensino a Distância em Modalidades de Comunicação no Ensino a Distância.

Quanto aos Tipos de Comunicação, eles podem ser:

Um-para-Um;
Um-para-Muitos;
Muitos-para-Muitos.
umparatodos
muitos-para-muitos


As Modalidades de Comunicação no Ensino a Distância podem ser classificadas segundo a sua natureza de comunicação entre os tutores e alunos, como:

Curso de Natureza Síncrona

Curso via comunicação síncrona é todo aquele que exige que os interlocutores estejam conectados ao serviço no mesmo momento para que haja a troca de mensagens. Está comunicação é interativa e está relacionada ao uso de mecanismos de comunicação síncronos à semelhança do telefone, entre outras tecnologias que permitam a interação de forma "on line". Muito usada nos cursos a distância devido à interação instrutor/aluno.

Exemplos de Serviços Síncronos:

sincrona

Curso de Natureza Assíncrona

É todo aquele caracterizado pela comunicação que, semelhantemente ao telegrama, possui momentos para envio e recepção de mensagens diferidos no tempo. A interação entre tutores e alunos não é em tempo real (on line). Um Curso caracterizado pelo aprendizado independente, onde o aluno recebe materiais para estudar ilustra bem o caso.

Exemplos de serviços assíncronos:

assincrona

Curso de Natureza Semi-síncrona

São cursos baseados em mecanismos de comunicação síncrona, porém que também utilizam formas de comunicação assíncrona. Nem todos os cursos ultilizam somente a comunicação síncrona, em função da inflexibilidade de tempo e horário, isso justifica o fato de a maioria das intituiçoes de ensino disponibilizarem material de apoio via mecanismos assíncronos, como FTP, WWW, e-mail.

Cursos de Natureza Semi-assíncrona

São cursos que mesmo que baseados em mecanismos assíncronos, ultilizam ocasionalmente as formas de comunicação síncrona. A disponibilização de telefones para contato do aluno ao serviço de atendimento em caso de dúvidas sobre os materias de um determinado curso a distância ilustra bem o caso.


Quadro1: Modalidades da Comunicação nas EaDs

Tipo de Comunicação Natureza da Comunicação Suporte teconlógico
Um-para-Um Síncrona Telefone, videofone
Um-para-Um Assíncrona E-mail, FTP
Um-para-Muitos Síncrona Transmissão interativa por satélite
Um-para-Muitos Assíncrona Listas de discussão
Muitos-para-muitos Síncrona Transmissão interativa por satélite
Muitos-para-muitos Assíncrona Reuniões através do Computador

Vantagens da Comunicação Assíncrona

  • Flexibilidade de horário - O aluno pode dedicar-se ao curso no momento em que lhe for mais apropriado, incluindo a duração e frequência de suas sessões de estudo. Além de ter acesso ao material, especialmente na internet, a qualquer hora, dia e lugar.
  • Flexibilidade de lugar - O estudante pode dedicar-se ao curso no lugar onde lhe for conveniente, sem haver necessidade de local predefinido.
  • Flexibilidade de ritmo - O estudante pode evoluir nos estudos dos conteúdos didáticos segundo a sua velocidade de aprendizado pessoal. Assim, ele pode estudar uma determinada matéria em menos ou mais tempo que nas aulas de um curso interativo ou presencial.
  • Tempo para reflexão - Tanto o instrutor quanto o aluno tem oportunidade e tempo para se esclarecerem quanto às idéias do conteúdo , consultar outras fontes a fim de enriquecer o conhecimento.
  • Aprendizado local - Como a tecnlogia possibilita o acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer hora, o estudante pode mais facilmente integrar os conteúdos do curso ao seu ambiente, seja em casa ou no trabalho, no sábado ou na segunda.
  • Custo razoável - Mecanismos de comunicação assíncrona exigem menos sofisticação por parte de tecnologias. Geralmente baseam-se em textos, slides, pequena largura de banda e computadores, facilitando ainda mais o oferecimento de cursos, acesso e redução de custos.

Desvantagem: Isolamento - As comunicações de natureza assíncrona deixam a desejar quanto à interação do aluno com instrutores e com outros alunos, fazendo sentir-se uma possível sensação de isolamento.

Vantagens da Comunicação Síncrona

  • Interação com o instrutor, discussão - Os alunos podem interagir com tutores através dos mecanismos de comunicação síncrona, variando de curso para curso. Em alguns, o instrutor só responde dúvidas via chat; em outros, tutores on line tiram dúvidas até mesmo em outros horários via telefone.
  • Melhor acompanhamento - Cursos síncronos tem melhor assistência devido a interação que existe entre alunos e instrutores.
  • Bom feedback - Sistmas síncronos favorecem um retorno mais rápido e atingimento de consenso no grupo.
  • Motivação - Esses mecanismos síncronos enfatizam também uma maior sinergia de grupo, motivando o aluno a continuar o curso.

Desvantagem: Alto custo de Infra-estrutura - Essas tecnologias que caracterizam a sincronicidade da comunicação exigem equipamentos mais sofisticados, ao contrário dos mecanismo assíncronos, e são menos flexíveis. Por isso que as Instituições de Ensino a Distância ultilizam, em sua maioria, os dois mecanismos a fim de que melhore o custo de oferecimento e flexibilidade para o aluno.

Assistência nas EaDs

Os cursos do Ensino a Distância também podem ser classificados quanto à assistência ao alunos:

  • Cursos Assistidos – São aqueles em que existe um instrutor para responder às dúvidas dos estudantes sobre os conteúdos apresentados, além de acompanhá-los no andamento do curso.
  • Cursos Desassistidos – São aqueles que essa tal presença é inexistente.

Os cursos podem ser:

  • Síncrono assistido:teleconferência;
  • Síncrono desassistido: TV;
  • Semi-síncrono assistido: videoconferência apoiada por material na web;
  • Semi-síncrono desassistido:TV apoiada por web (telecurso 2000);
  • Semi-assíncrono assistido:material na web + chats entre alunos e professor;
  • Semi-assíncrono desassistido:material na web + chat entre alunos;
  • Assíncrono assistido: material na web + e-mail entre aluno e professor;
  • Assíncrono desassistido: material na web + e-mail/ lista de discussão entre amigos.

Quadro 2: Características de cursos EaD


Síncrono Assíncrono
Assistido Desassistido Assistido Desassistido
Flex. De horário péssima péssima ótima ótima
Flex. De tempo péssima boa ótima ótima
Flex. De ritmo péssima péssima boa boa
Interação c/ instrutor ótima _ ruim _
Isolamento m.baixo péssimo alto m.alto
Acompanhamento bom péssimo ruim péssimo
Custo Infra-Estrutura m.alto alto baixo baixo

Modelos de Ensino a Distância

  • Salas de Aula Distribuídas – Comunicação síncrona. Local e horário fixo para que estudantes e instrutores realizem o curso. Esse modelo estrutura-se a partir de tecnologias multimídias capazes de levar conhecimentos a pontos diferentes no globo. A instituição responsável controla o andamento e o local onde deverá ser realizado o curso. As aulas envolvem comunicação síncrona e acontecem, geralmente, pelo menos uma vez por semana. O locais de encontro podem variar de 2 (ponto a ponto) para 5 ou mais (ponto a multiponto). Quanto maior o número de locais envolvidos maior a complexidade técnica e logística.
  • Aprendizado Independente – Os estudantes recebem material, programa do curso e assistência. Nesse modelo os alunos podem fazer o curso independente do local onde estão e não têm que se adequar a escalas fixas de horário. A instituição coloca à disposição do aluno um monitor que o acompanhará, fornecendo respostas e avaliando seus exercícios. A interação entre o monitor e o estudante é viabilizada através das seguintes tecnologias: telefone, voicemail, conferência via computador, correio eletrônico e correio tradicional.
  • Estudo Aberto+ Aulas – Os estudantes recebem material e discutem os conteúdos nas aulas, onde também fazem trabalhos.Este modelo envolve a utilização de material impresso e vídeos, que possibilitem ao aluno estudar no seu próprio local. Outras tecnologias que envolvam os alunos também poderão ser utilizadas para o aprendizado. Os alunos se reúnem periodicamente em grupos, em locais específicos, para receber apoio instrucional. Nas aulas discutem-se os conteúdos, esclarecem-se conceitos, realizam experiências em laboratórios, simulações e outros exercícios relacionados com a aprendizagem.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License